É egoísmo se colocar como prioridade? Explorando a importância do autocuidado

Estimullus - Espaço Terapêutico

É egoísmo se colocar como prioridade? Explorando a importância do autocuidado

Muitas vezes pensamos que se colocar como prioridade é egoísmo, mas na verdade está muito longe disso.

As mães em especifico enfrentam uma jornada de cuidado com os filhos, se dedicando por inteiro, passando por desafios da maternidade e, muitas vezes, sacrifícios e renuncias. Para as mães de crianças pequenas, essa fase pode ser particularmente exigente, com a atenção voltada quase inteiramente para o bem-estar dos filhos. No entanto, é fundamental lembrar que, para cuidar dos outros, as mães precisam primeiro cuidar de si mesmas e não é egoísmo se colocar como prioridade, precisamos estar bem com nós mesmas antes de tudo.

Mas vale ressaltar que autocuidado e amor próprio não se trata necessariamente da aparência física, claro isso importa também, mas antes disso vem o nosso interior, estando bem mentalmente refletimos em nosso exterior também.

A falta de autocuidado pode levar a problemas de saúde física e mental.

Mães saudáveis, são mães mais capazes, capazes de lidar com as demandas físicas da maternidade e os desafios mentais que podem surgir.

Em um período como o que vivemos, nunca se falou tanto sobre saúde física, mental e emocional . Reconhecer seus próprios gostos, vontades, desejos e, até mesmo, limites é fundamental.

Priorizar o autocuidado não é um luxo, mas sim uma necessidade para as mães. Ao cuidar de si mesmas, as mães garantem que estão em seu melhor estado para cuidar de suas famílias. Portanto, reserve um tempo para você, mamãe, pois você também merece tanto amor e cuidado quanto seu filho.

Ao praticar o autocuidado, as mães ensinam aos filhos a importância de cuidar de si mesmos. Isso estabelece uma base sólida para hábitos saudáveis ​​e promove a autonomia desde cedo.

Essas preocupações colocam a autoestima em outro patamar e, com isso, é possível promover os três pilares do autocuidado: corpo, mente e o estado de espírito.

CORPO: Experimente diferentes atividades para descobrir o que funciona melhor para você. Pode ser desde a prática de exercícios físicos, meditação, leitura, até a criação de arte ou o simples prazer de passar tempo ao ar livre fazendo caminhada.

MENTE: Antes de começar qualquer jornada de autocuidado, é fundamental conhecer suas próprias necessidades e limitações. Tire um tempo para se conhecer a si mesmo, do que gosta e não gosta. Essa autoconsciência é a base para escolher atividades que realmente façam sentido para você, a psicoterapia pode lhe ajudar da melhor forma.

ESTADO DE ESPÍRITO: Assim como você agenda compromissos de trabalho e sociais, reserve um tempo regularmente para o autocuidado. Seja consistente e encare esse momento como uma prioridade em sua agenda. Pode ser diário, semanal ou mensal, o importante é tornar essa prática uma parte da sua vida.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
Twitter
Email
LinkedIn

Agende Sua Consulta

Clique no botão abaixo e agende a sua consulta agora mesmo
através do nosso WhatsApp

Recomendado

Podemos Ajudar